A semana entre os dias 15 e 19 de junho foi movimentada para o Comando Local de Greve (CLG) da Asav!
Além da presença na reunião da Comissão Política do CLG na terça, da reunião do pleno do CLG na quarta e de uma assembleia extraordinária online na sexta de tarde, membros do Comando estiveram presentes em três eventos, para manifestar sua insatisfação com a displicência do Governo Federal em relação ao cumprimento incompleto do Termo de acordo de Greve firmado no fim da greve de 2024.
- Dia 16: reunião da Comissão Política do CLG;
- Dia 17: reunião do pleno do Comando Local de Greve;
- Dia 18: manifestação silenciosa no evento AtualizaEco, com o dep. Reginaldo Lopes;
- Dia 19, em Viçosa: acolhida e distribuição de material impresso para os novos servidores da UFV, empossados em 2025;
- Dia 19, em Divinópolis: manifestação conjunta do CLG da Asav e de outros sindicatos regionais em visita do presidente Lula na inauguração do hospital universitário da UFSJ no campus Divinópolis.
Dia 18, quinta-feira:
À noite, representantes do CLG marcaram presença no evento “AtualizaEco”, comemorativo do aniversário de 50 anos do Departamento de Economia e que contou com uma palestra do deputado federal Reginaldo Lopes, onde abordou a reforma tributária e o fim da escala 6×1. Na oportunidade, o presidente do CLG Mahyhaly Dias Santos entregou ao deputado um ofício no qual o CLG da Asav reivindica apoio em relação ao cumprimento do TAG 2024, e também cópia tanto do TAG quanto da nota técnica da jurídica da Fasubra, que contra-argumenta todas as negativas dadas pelo governo para justificar o não-cumprimento da integralidade do mesmo.
Na parte final do evento, dedicado a perguntas, alguns servidores técnico-administrativos externaram sua insatisfação em relação à morosidade na implementação da escala de 30 horas e também às negativas dadas a alguns setores.
Dia 19, sexta-feira, em Viçosa:
Na sexta-feira de manhã, o presidente da Asav Evaristo Luciano Rosa, compôs a mesa de autoridades numa cerimônia tripla: reinauguração do auditório do depto. de Engenharia Florestal, despedida de servidores que se aposentaram recentemente e acolhimento aos servidores empossados desde 2025. Beatriz Vanetti Ansani, membro do Conselho deliberativo da Asav, também esteve presente à cerimônia para entregar aos novos servidores um jornal impresso da Asav e fazer registros do momento.
Em um momento de sua fala direcionada aos novos servidores, o reitor resgatou o assunto das 30 horas abordado no evento do dia anterior e disse que, em sua gestão, elas não serão concedidas a todos os servidores. Os motivos relacionados seriam: insuficiência no número de servidores técnicos, populismo e opinião negativa da sociedade.
Dia 19, sexta-feira, em Divinópolis:
Como parte das ações de greve, representantes do CLG de Florestal responderam ao convite do sindicato da Universidade Federal de São João del Rei, chamando os sindicatos das universidades da região para participar de um ato conjunto em Divinópolis, onde a UFSJ tem um campus. À ocasião, foi inaugurado um Hospital Universitário, o qual leva o nome da mãe do presidente Lula, “Dona Lindu”.
O evento contava com lista de presença, e os manifestantes não conseguiram entrar no local; porém, se uniram do lado de fora para garantir que o presidente os ouviria e veria as faixas. Estiveram presentes, além de representantes da Asav, manifestantes da própria UFSJ e também da Federal de Ouro Preto.
(fotos com audiodescrição)







