Começando com os esforços para valorizar os técnicos administrativos da UFV, a Comissão Permanente de Valorização dos TAEs da UFV – CP Valoriza – adota a pauta do Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado todo dia 28 de junho.
Por que 28 de junho?
A data era 28 de janeiro de 1969. Naquela época, a homossexualidade era criminalizada e fortemente reprimida nos Estados Unidos. Porém, havia um bar em Nova Iorque chamado Stonewall Inn, considerado um reduto da comunidade LGBT onde os frequentadores podiam se manifestar e se divertir à vontade, sendo quem verdadeiramente eram. Mas naquela madrugada, aconteceu uma batida policial violentíssima, cujo objetivo era prender tanto os clientes como os funcionários do bar. O que eles não esperavam é que, dessa vez, encontrariam resistência.
Iniciou-se uma grande rebelião do lado de fora do bar, com os manifestantes resistindo à investida policial. O ato atraiu centenas de manifestantes mais e durou vários dias, e deixou claro que o tempo da opressão contra os homossexuais havia acabado. E a partir desse evento, que ficou conhecido como “a Revolta de Stonewall”, iniciou-se uma organização política em torno da causa, que mudaria a história dos direitos civis daquelas pessoas no mundo todo.
E na UFV?
Sendo uma universidade que orgulhosamente se auto-conclama “conservadora”, há inúmeros relatos de homofobia em suas diferentes formas: como assédio moral, sexual, perseguições, isolamentos. E essas situações acontecem em todos os níveis: docentes, técnicos… O preconceito é observável em todas as categorias, classes e gêneros, e só precisa do ambiente “adequado” para acontecer: os ambientes conservadores.
Infelizmente nem todo caso é reportado à ouvidoria, seja por receio de perseguição ou por vergonha. Mas, mais do que incrementar instâncias para denúncias, é preciso eliminar a homofobia de vez, erradicar os discursos torpes e as crenças de que as pessoas que se identificam como LGBTQIA+ são de alguma forma inferiores às que se dizem hétero. Porque, assim como o preconceito racial, a misoginia e o machismo, NENHUM argumento sustenta essa tese.
Muito progresso já foi feito, mas ainda não estamos nem na metade do caminho. Por isso, se a mentalidade atrasada de alguns insistir em vitimar você ou algum colega de serviço público, DENUNCIE, tanto às instâncias próprias da UFV quanto ao GT Enfrentamento da Asav.
(imagem com audiodescrição)
