21/05/2024
Um grupo de 40 pessoas viajou de ônibus a Brasília no último dia 20 para participar da Marcha pela Educação no dia 21, convocada pela Fasubra. O grupo foi formado por servidores da UFV dos campi de Viçosa e de Florestal, de todas as idades e níveis de classificação, a maioria associados. Servidores de Rio Paranaíba também estiveram presentes, indo até Brasília em uma van fretada e custeada pela Asav.
Após 16 horas de viagem, com muita disposição, bom humor e muita conversa, os caravaneiros foram direto para a sede da Fasubra na UnB, onde foram recebidos com café da manhã. Algumas caravanas de diversas instituições já estavam no local e outras chegaram ao longo da manhã, criando um ambiente rico em troca de informações e avaliações de conjuntura.
A partir das 10h, todas as caravanas se concentraram na Catedral Metropolitana de Brasília, de onde a marcha partiu em direção ao prédio do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Foi uma marcha curta, mas organizada e marcante pela disposição dos presentes.
Já na entrada do MGI, os caravaneiros fizeram vigília até que começasse a reunião da 5ª Mesa de Negociação. Ao longo de toda a reunião, os caravaneiros entoaram palavras de ordem e tocaram instrumentos de maneira unificada, mesmo sendo de entidades diferentes.
Ao fim da reunião, representantes da classe e do governo desceram para relatar o resultado da reunião, mencionando a proposta apresentada pelo governo, a qual foi imediatamente rejeitada por todos os presentes. Apesar dos ânimos acirrados, não houve intercorrências nem atos de violência ou vandalismo, tendo a manifestação se encerrado de forma ordeira.
Logo após o encerramento, todos os caravaneiros retornaram às suas cidades de origem.
A seguir, algumas fotos da caravana do Comando Local de Greve da Asav Sindicato.