21/05/2024 

Um grupo de 40 pessoas viajou de ônibus a Brasília no último dia 20 para participar da Marcha pela Educação no dia 21, convocada pela Fasubra. O grupo foi formado por servidores da UFV dos campi de Viçosa e de Florestal, de todas as idades e níveis de classificação, a maioria associados. Servidores de Rio Paranaíba também estiveram presentes, indo até Brasília em uma van fretada e custeada pela Asav.

Após 16 horas de viagem, com muita disposição, bom humor e muita conversa, os caravaneiros foram direto para a sede da Fasubra na UnB, onde foram recebidos com café da manhã. Algumas caravanas de diversas instituições já estavam no local e outras chegaram ao longo da manhã, criando um ambiente rico em troca de informações e avaliações de conjuntura.

A partir das 10h, todas as caravanas se concentraram na Catedral Metropolitana de Brasília, de onde a marcha partiu em direção ao prédio do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Foi uma marcha curta, mas organizada e marcante pela disposição dos presentes.

Já na entrada do MGI, os caravaneiros fizeram vigília até que começasse a reunião da 5ª Mesa de Negociação. Ao longo de toda a reunião, os caravaneiros entoaram palavras de ordem e tocaram instrumentos de maneira unificada, mesmo sendo de entidades diferentes.

Ao fim da reunião, representantes da classe e do governo desceram para relatar o resultado da reunião, mencionando a proposta apresentada pelo governo, a qual foi imediatamente rejeitada por todos os presentes. Apesar dos ânimos acirrados, não houve intercorrências nem atos de violência ou vandalismo, tendo a manifestação se encerrado de forma ordeira.

Logo após o encerramento, todos os caravaneiros retornaram às suas cidades de origem.

A seguir, algumas fotos da caravana do Comando Local de Greve da Asav Sindicato.

 


Dia claro sem nuvens no céu. Pátio amplo de cimento com uma grande catedral em formato de cone ao fundo, formada por colunas brancas que se se encontram no topo. Em frente à catedral, um grupo de pessoas posa para a foto segurando uma longa faixa vermelha onde se lê: Asav pela reposição salarial, por verbas para a Universidade Pública e contra a retirada de direitos. Pátio amplo de cimento com catedral em forma de cone ao fundo. Muitas pessoas, de variados gêneros, idades e raças caminham pelo local, alguns segurando bandeiras com nomes de sindicatos. Dia claro sem nuvens no céu. Pátio amplo de cimento com uma grande catedral em formato de cone ao fundo, formada por colunas brancas que se se encontram no topo. Em frente a ela, várias faixas estendidas no chão com nomes de sindicatos e palavras de ordem. Várias pessoas transitam por entre as faixas, algumas delas tocando tambores e outros instrumentos de percussão.

Dia claro sem nuvens no céu. Pátio amplo de cimento com uma grande catedral em formato de cone ao fundo, formada por colunas brancas que se se encontram no topo. Em frente a ela, um homem e uma mulher posam para a foto segurando uma bandeira com o logotipo da Asav. Tem homens idosos caminham por uma avenida próxima à catedral, da direita para a esquerda, segurando uma longa faixa com o logotipo da Asav. Eles usam coletes laranjas.
Um homem e uma mulher jovens seguram uma faixa com o logotipo da Asav e caminham numa avenida larga na nossa direção. Eles estão bom os punhos fechados e os braços erguidos. Atrás deles, Muitas outras pessoas caminham na nossa direção, segurando várias faixas. Um pequeno grupo de pessoas está sentado em um gramado com sombra. Perto deles, há várias faixas estendidas no chão e uma longa fileira de banheiros químicos na cor azul.

Grande número de pessoas de pé estão próximas a um prédio verde de 4 andares. Muitas delas seguram placas, faixas e cartazes com os dizeres "greve", "estamos em greve" e outros acima de suas cabeças. Grande número de pessoas de pé concentradas na saída do prédio verde. Entre elas e a porta, há um grande número de faixas e cartazes estendidos no chão com nomes de sindicatos e palavras de ordem. Centenas de pessoas de pé, várias delas segurando bandeiras e cartazes.

Olá, como podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo