A reforma administrativa (RA) é uma proposta do governo que prevê diversas alterações no serviço público brasileiro. Trabalhadores das 3 esferas (federal, municipal e estadual) serão atingidos, além das pessoas que dependem diretamente dos serviços públicos, como o SUS, os correios e a educação.
Ser a favor desta reforma, é ser contra a emancipação popular que apenas se torna realidade em um país em que há inclusão social e redução das desigualdades sociais. Porém, infelizmente, não é este cenário que está sendo construído no Brasil. Esta reforma ampliará a privatização e a precarização dos serviços públicos e um dos caminhos, para isto, é a transferência de recursos destes para a iniciativa privada, o que já vem acontecendo.
Ela impactará negativamente no processo de desenvolvimento do país, uma vez que as camadas populares mais desprovidas de recursos não terão acesso aos serviços públicos gratuitos voltados ao protecionismo social, basicamente, nas áreas de saúde, educação e assistência social.
É por estes e outros motivos que a ASAV se posiciona totalmente contra a reforma administrativa.