A diretoria da ASAV aprovou a divulgação de nota informativa, com orientações aos sindicalizados convocados para o trabalho emergencial, na forma presencial na UFV. Como já é de conhecimento de todos, com a instauração da pandemia da Covid-19, estão suspensas a maioria das atividades presenciais.
Eventuais necessidades de convocação de servidores técnico-administrativos, para atividades urgentes, de forma presencial, devem obedecer às regras sanitárias vigentes, inclusive preservando os grupos de risco e, principalmente, após autorização do comitê pós-pandemia da UFV, ao qual a ASAV possui representante.
Dessa forma, garantiremos a execução de atividades essenciais, desde que sejam adotadas as orientações e legislações que tratam deste assunto, podendo ser citadas a IN 109 de 29 de outubro de 2020, o Protocolo de biossegurança para retorno das atividades nas Instituições Federais de Ensino de julho de 2020, protocolos sanitários estaduais e municipais e as portarias institucionais que tratam do assunto, no âmbito da UFV.
A ASAV reitera à sua categoria, a necessidade de seguirmos rigorosamente as regras sanitárias e orienta aos sindicalizados a não voltarem ao trabalho presencial, sem autorização expressa da chefia e dos órgãos sanitários responsáveis dentro da UFV.
A ASAV destaca que segue as orientações das entidades nacionais da Fasubra e Fonasefe, que defendem a campanha nacional de vacinação, de forma a garantir o retorno gradual e seguro somente a partir da vacinação de todos os trabalhadores da educação.
Eventuais pressões deverão ser comunicadas imediatamente à ASAV para que sejam tomadas as medidas adequadas a cada caso.